10 maio 2006

Herlandson Lima Duarte


Nascido a 3 de Junho de 1986
Completou o 12º ano de escolaridade no ano 2004/2005 no Liceu José Augusto Pinto

No teatro:
Melhor aluno do IXº Curso de Iniciação Teatral do Centro Cultural Português do Mindelo/Instituto Camões.

Trabalho final do curso:
“Sonho de uma noite de verão”

Nomeações (conjuntamente com outros colegas do trabalho):
Melhor actor, melhor actriz, Encenação, Iluminação, Guarda-roupa, Cenografia, Dramaturgia, Criatividade, Melhor Banda Sonora

Suzis ganhos (conjuntamente com outros colegas do trabalho):
Melhor actor, Melhor Actriz, Encenação, Guarda-roupa.

Peças que já participou como actor:
-“Tertúlia” – 2004 – (Peça do final de curso)
-“Viajando sob um ninho de cucos – Autocarro dos loucos” – 2004 – (Companhia de Teatro Solaris)

Peças que já encenou:
-“Viajando sob um ninho de cucos -Autocarro dos Loucos” – 2004 – (Companhia de Teatro Solaris),
- “A bruxinha que era boa” (Atelier Teatrakácia) – 2004 –
-“Julietas” – 2005 – (Companhia de Teatro Solaris)
- “ Sonho de uma noite de verão” – 2005 – (Companhia de Teatro Solaris)
-“Perdidos/Procura-se” - 2006 - (Companhia de Teatro Solaris)

1 comentário:

Sandra Farias disse...

Olá.
Sentiremos saudades do grupo, mas desejamos que em breve possamos nos encontrar, quem sabe no próximo trabalho de vcs ou no próximo FESTLUSO. Apreciamos muito o espetáculo PSYCHO. Gostaria de redigir aqui um comentário feito por um dos críticos teatrais da nossa cidade (não sabemos o quão importante possa ser o comentário), de qualquer forma esperamos q seja bem vindo.
Eis:O Theatro 4 de Setembro recebeu às 21 horas, do mesmo dia 28 de agosto, a Companhia de Teatro Solaris – Mindelo – S. Vicente – Cabo Verde, com o espetáculo “PSYCHO”, texto de autoria de Valódia Monteiro; Encenação/Direção Artística de Herlandson Lima Duarte; Cenografia de Herlandson Lima Duarte e Nuno Jorge Costa; o Desenho de Luz de Edson Fortes e a Técnica de Iluminação fecham o conjunto de apoio para o desenho dramático diluído no ar.

Pissáico, como a Companhia sugere a pronúncia para o título do espetáculo, reúne Lucilene Mota e Milanka Vera Cruz numa proposta cênica para “Três Fobias, Duas Actrizes, Um Espetáculo num micro mundo”. Uma experimentação densa e inovadora para o contexto de representação de Cabo Verde que, segundo o release, abre margem para o actor desenvolver o espaço necessário à exploração do corpo na total plenitude.

Como resultado em cena “PSYCHO” apresenta ruídos na comunicação. É recheado de boas intenções. Tem força de vontade em presença no palco e revela paixão na verdade do ator, mas esmaece no interativismo de choque, como proposta impactante à revelação da novidade. Perde a força teatral por descuido de dramaturgia assentada, embora proponha a fuga do lugar comum. Os ruídos tensos desviam o foco cênico.maneco nascimento (diretor do Teatro João Paulo II e integrante do Grupo Harém de Teatro)